O CIDADÃO IDOSO DIREITOS E CONQUISTAS

Com imenso orgulho a Comissão dos Direitos do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, realizou no dia 24 de junho de 2015, seu II Evento com o tema “O Cidadão Idoso – Direitos e Conquistas”, com a nobre participação de membros da Comissão noticiando o resultado de um dos objetivos almejado em 2014, por ocasião de seu I Evento, que foi o lançamento da Campanha de Criação e Implantação da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa em novembro de 2014, abordando, “Delegacia do Idoso – um direito – uma realidade”, bem como, os crimes em espécie praticados contra idosos.
Representantes do Ministério Público, do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso(CEDI) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa(CMDPI), explanaram brilhantemente sobre temas inseridos no seu dia a dia.
Com esmero, foi afirmado que à luz da previdência privada(tema abordado), os olhos se voltam para os jovens advogados, futuros advogados idosos que prudentemente buscam segurança e serenidade para essa nova fase da vida, pelo representante da OABPREV.
O nascimento… a criança e o adolescente registram a primeira fase do ciclo da vida, os quais são legalmente protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e no ápice desse ciclo vital encontra-se a pessoa idosa que traz consigo a bagagem do conhecimento, do tempo, da experiência, da maturidade, da sabedoria, que é por lei amparada pelo Estatuto do Idoso; majestosamente, a relação entre as duas Legislações foi abordada por representante da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/PR.
De maneira primorosa, representante da Comissão abordou a necessidade do mundo acadêmico em seus diversos níveis, inserir no seu quadro curricular a previsão legal de estudo sobre o envelhecimento, respeito e valorização do idoso, objetivando conhecimento e eliminar o preconceito existente em relação à pessoa idosa.
E, por fim, em ato contínuo e como prova de que é possível cumprir-se o estatuído na Lei, adolescentes de uma Escola Pública expuseram seu trabalho de pesquisa, estudo e aplicabilidade teórica e prática com pessoas idosas em seus mais diferentes meios de vida, digno de respeito, reconhecimento e consideração a todos os participantes docentes e discentes e, que culminou num diálogo emocionante entre alguns adolescentes e três membros consultores da Comissão, que relataram como sentem e vivenciam esse momento de ser pessoas idosas, seus anseios, seus desejos e o que ainda almejam.
Constituiu-se numa verdadeira lição de vida para os adolescentes, para os jovens e adultos que participaram do evento.
Desta forma, a Comissão dos Direitos do Idoso na sua missão de lutar e manter o respeito aos direitos da pessoa idosa, garantindo-lhe a existência digna conforme os ditames da justiça social, compartilha com a sociedade, com as famílias, com jovens, com adolescentes, com o Poder Público seus mais diversos focos de atuação e parceria a fim de fortalecer e ampliar a corrente de luta e proteção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

Dra. Rosangela Maria Lucinda
Presidente da Comissão dos Direitos do Idoso OAB/PR

Os comentários estão desativados.