Notas

 

Em 07 de agosto de 2018 Dra. Maria da Glória Colucci enviou à Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, o artigo “Envelhecimento e Acessibilidade Urbana em Cidades Sustentáveis”, mais uma rica contribuição sobre a matéria. Artigo completo Clique aqui

 


Em 13 de junho de 2018, a Eminente Professora Maria da Glória Colucci encaminhou, graciosamente, à Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Artigo de suma importância, intitulado” Gerontologia – Ciência do Envelhecimento”.  Artigo completo Clique aqui

 


 

“No dia de ontem, 17/01/2017 às 11h a Comissão dos Direitos do Idoso da OAB/PR representada por esta Presidente, acompanhada do Secretário Geral Adjunto da Seccional Dr. Alexandre Hellender de Quadros, com imensa satisfação participou da entrega das obras de revitalização da Vara de Infrações Penais contra Crianças, Adolescentes, Idosos e Infância e Juventude de Curitiba, realizada pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos e com a presença de demais autoridades.

A cerimônia de entrega está na página do Tribunal de Justiça do Estado, registrando-se mais uma vez, a participação ativa da OAB/PR em momentos históricos do Judiciário e da sociedade paranaense.”

 


 

“A Ordem dos Advogados do Brasil-Seção do Paraná, na presença da Presidente da Comissão dos Direitos do Idoso Dra. Rosangela Maria Lucinda e Dr. Victor Hugo Baluta, membro da Comissão, participou juntamente com autoridades do Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, profissionais da área jurídica, acadêmicos de Direito, da solenidade havida no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado no dia 13/11/2015, com a brilhante palestra do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dr. Luiz Edson Fachin com o tema “O VAZIO CONSTITUCIONAL E O PROTAGONISMO JUDICIAL CONTEMPORÂNEO”.
É a Comissão dos Direitos do Idoso da OAB/PR participando de momentos históricos do Estado do Paraná”.

 


Criação e Implantação da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa – Audiência Pública


 

RELATÓRIO DA VI CONFERÊNCIA ESTADUAL DA PESSOA IDOSA

“O PROTAGONISMO E O EMPODERAMENTO DA PESSOA IDOSA: POR UM BRASIL DE TODAS AS IDADES”, foi o tema da VI CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA, ocorrida nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2015. em Curitiba.
Contou com a participação da população, sobretudo idosa, de órgãos, instituições, representantes de entidades governamentais e não-governamentais da Capital e dos Municípios do interior do Estado, estando presentes entre outras autoridades a Secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Senhora Fernanda Richa; o Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso(CEDI), Senhor José Araújo da Silva; a Senhora Marília Felício Fragoso, representante do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso(CNDI); o Promotor de Justiça, Dr. Mario Luiz Ramidoff, representando o Ministério Público do Paraná e Dra. Rosangela Maria Lucinda, Presidente da Comissão dos Direitos do Idoso, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná. Estiveram também presentes ao Evento Dr. Elisio Eduardo Marques(Membro consultor)e Dra. Cristhiane Kulibaba Ishi(Vice-presidente), da Comissão.
O objetivo das Conferências Municipal, Estadual e Nacional é a criação e o aperfeiçoamento de políticas públicas através de propostas deliberadas, votadas e aprovadas, com foco direcionado ao Idoso e seus direitos. A participação da OAB/PR nesta VI Conferência Estadual foi na qualidade de observador do Eixo 1 – Gestão de programas, projetos, ações e serviços, com sugestões em dois assuntos ligados diretamente aos temas principais do I EVENTO DA COMISSÃO, ocorrido nos dias 15 e 16 de abril de 2014; ou seja, a Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa e o enfrentamento do idoso perante a saúde pública, incluindo carência de profissionais médicos e sua especificidade, remédios e medicamentos, sua prioridade.
A Presidente da Comissão dos Direitos do Idoso, por ocasião da abertura da VI Conferência, assim se pronunciou:

‘EM NOME DO PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL-SEÇÃO DO PARANÁ, DR. JULIANO JOSÉ BREDA E DA COMISSÃO DOS DIREITOS DO IDOSO, AGRADEÇO AO PRESIDENTE DA MESA, CUMPRIMENTANDO-O, BEM COMO, AOS DEMAIS INTEGRANTES E AUTORIDADES QUE A COMPÕEM.
A COMISSÃO DOS DIREITOS DO IDOSO DA OAB/PR SENTE-SE HONRADA EM PARTICIPAR DESTE MOMENTO HISTÓRICO EM QUE O ATOR PRINCIPAL É O IDOSO, O QUAL LUTA E LUTARÁ PELO RECONHECIMENTO DE SUA EXISTÊNCIA DIGNA E PELO RESPEITO DE SEUS DIREITOS CONSTITUCIONALMENTE GARANTIDOS E LEGALMENTE AMPARADOS.
QUE A BANDEIRA QUE NESTE MOMENTO SE LEVANTA SEJA ABRAÇADA, APOIADA POR TODOS NÓS, JÁ QUE A BOA PLANTAÇÃO DE HOJE SERÁ COLHEITA CERTA DAS FUTURAS GERAÇÕES DE IDOSOS DO PARANÁ, DO PAÍS.
OBRIGADA”.

A Comissão dos Direitos do Idoso da OAB/PR, de maneira atuante e participativa, contribui para o exercício da Cidadania, zelando pelos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

Dra Rosangela Maria Lucinda
Presidente da Comissão dos Direitos do Idoso OAB/PR

Os comentários estão desativados.

© 2024 - OAB-PR - Coordenação de Informática - Todos os Direitos Reservados