Inclusão, mercado de trabalho e cidade amiga do idoso foram temas debatidos na OAB

O ciclo de palestras “O Universo da Pessoa Idosa”, promovido pela Comissão de Direito do Idoso, teve continuidade na tarde desta terça-feira (13), com a participação do presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara, e do professor norte-americano Augustus Bonner Cochran. Os dois abordaram a questão da produtividade e da inserção do idoso no mercado de trabalho.

O projeto “A cidade amiga do idoso”, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde, foi apresentado pela diretora técnica do Centro de Longevidade Brasil, Ina Voelcker. O estudo para implementação do projeto, presente em mais de 450 cidades em 37 países, nasceu em 2007.  Sua base é uma pesquisa do médico Alexandre Kalache com idosos do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. A experiência fez o Brasil desenvolver um modelo próprio. A partir da premissa de tornar cada cidade um lugar de convivência mais fácil, confortável e segura para o idoso, eleva-se o bem-estar para toda a população.

“Uma cidade favorável ao idoso é uma cidade melhor para todas as idades”, observou Ina Voelcker. Ela fez parte da equipe que levou a proposta para a OMS. O projeto é baseado no conceito do envelhecimento ativo, definido como “processo de otimização das oportunidades de saúde, participação, aprendizagem ao longo da vida e segurança de forma a promover qualidade de vida à medida que se envelhece”.

A segunda parte dos debates foi dedicada às experiências da Universidade Aberta da Maturidade – programa de extensão da Universidade Federal do Paraná que oferece atividades educativas para idosos. A coordenadora Adélia Junglos Alves mostrou que o programa, que teve início em 2012, cresce a cada ano com cada vez mais candidatos interessados.

“O objetivo da UAM não é formar pessoas com intuito de empregabilidade ou de inseri-las no mercado de trabalho. As atividades buscam contribuir para a qualidade de vida a partir da transmissão de conhecimentos e da troca de experiências. Elas também respeitam as características próprias dessa faixa etária”, disse Adélia Junglos. De acordo com a coordenadora, o objetivo é também chamar a atenção dos jovens estudantes para o tema e fomentar pesquisas voltadas ao processo de envelhecimento. O assunto, segundo a professora, faz parte do currículo dos cursos e já é tratado em diversas disciplinas, como determina o Estatuto do Idoso.

A secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, participou da abertura dos trabalhos no período da tarde. A presidente da Comissão de Direito do Idoso, Rosângela Maria Lucinda, encerrou o primeiro dia de debates falando da missão da OAB de conscientizar as famílias, a sociedade e o poder público para a importância do tema. “Ao nascer uma criança, já nasce um idoso. Devemos nos conscientizar de que somos os futuros idosos”, afirmou.

O evento prossegue nesta quarta-feira (14).  A programação é a seguinte:

9h – Discriminar idosos/criminalização imposta. E…a Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa? DESEMBARGADOR DO TJ/PR, DR. MARIO LUIZ RAMIDOFF

10h30min – Vara Especializada do Idoso frente ao Estatuto do Idoso: JUIZ DA VARA DE INFRAÇÕES PENAIS CONTRA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E IDOSOS, E INFÂNCIA E JUVENTUDE, DR. OSVALDO CANELA

11h –  Perguntas do público

12h15 às 13h30 –  Almoço

13h40min – A Convenção Interamericana de Proteção aos Direitos Humanos da Pessoa Idosa: Presidente da Comissão de Direitos Humanos OAB/PR, DR. ALEXANDRE SALOMÃO

14h30min – Idoso e Unidade Básica – Prioridade e Atendimento Domiciliar: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, DR. JOÃO CARLOS GONÇALVES BARACHO.

15h15min – Resultado efetivo do atendimento prioritário e domiciliar ao Idoso-UBS: DR. ERNESTO ANTONIO ROSSI – Secretário Municipal de Saúde de Almirante Tamandaré- Paraná.

16h às 16h20 – Intervalo/Coffee break

16h25min – Divulgar é Conscientizar – Os Meios de Comunicação e o Idoso: PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE IMPRENSA, SR. RAFAEL DE LALA

17h15min –  Acolher, reconhecer e atuar é a resposta que o idoso espera: SR. LUIZ CARLOS BETENHAUSER JUNIOR

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

© 2024 - OAB-PR - Coordenação de Informática - Todos os Direitos Reservados